domingo, 13 de julho de 2014

#Zumbi dos #Palmares - Praça e monumento em Poá (SP) estão entregues ao descaso do Poder Público e vândalos

Busto do Zumbi dos Palmares que esta sendo vanalizado
A Praça Zumbi dos Palmares e monumento estão entregues ao descaso da Prefeitura de Poá (SP) e nas mãos dos vândalos, que aproveitam que o Poder Público nada faz, pixam, e destroi o patrimônio público. Veja o que fizeram com o busto que junto com um outro monumento que existe no local.

Busto do Zumbi dos Palmares
pixado nas costas
A praça liga dois bairros grandes da cidade, Calmon Viana ao conjunto Alvorada, próximo ao Centro de Poá, onde mora o ex-vereador Laureano Rosal, que deu nome a praça.

O fotógrafo e ativista social Adilson Santos tentou buscar informações no banco de leis do site da Câmara Municipal, mas o mesmo quando se digita o nome da praça, não faz a busca para dar mais informações. Fato este que será cobrado o bom funcionamento da casa de leis.

Veja o estado da lixeira na Praça
A praça localizada na rua Herculano Duarte Dias, que liga o bairro de Calmon Viana pela Avenida Brasil onde a passarela que esta sob uma a via férrea, e também dá acesso a uma subestação da companhia de trem, e também tem uma passagem para trens de serviço. Já a população, usa a passarela não só durante a semana, como nos dias de feira liver, onde o povo de Calmo vem fazer suas compras, e quando pasam pela praça abandonada, tem que subir na passarela, que também esta suja e abandonada, pois não é feita limpeza, faltando conservação, sendo comum ter que sentir o odor de fezes e urina, que empreguinam o local.

Para a cidadã, advogado e ex-secretária municipal Erivania El Kadri, declarou que como moradora da cidade, disse ser uma pena que a cidade com um orçamento que tem, a administração abandonar as praças e espaços publicos desta forma. Para ela, é lamentavel  que a prioridade do governo municipal, seja somente a construção de grandes obras.

Muda de árvore plantada pelos moradores
Os moradores de um bar em frente a Praça até plantaram uma muda de Jatobá, onde cuidam com orgulho, mas segundo um morador do bairro que não quis se identificar, disse que a Prefeitura de Poá e o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha (SDD), abandonou não só o bairro, como também o Azuir, que não vem limpar a praça, mas não coloca o meu nome ai não heim menino, declarou o cidadão. Informei a ele que não iria mencionar o nome dele.

Monumento da praça o qual esta abandonado
e a merce dos vándalos
Perguntei aos moradores a questão de segurança, desconfiados disseram que vez outra acontece assaltos no local, principalmente de mulheres e celulares. Já policiamento tanto da Policia Militar como da Guarda Civil, informaram que é coisa difícil de se ver no local. Um cidadão ainda brincou: É mais facil em achar uma nota de dinheiro graúdo na rua moço, e riu.

Segundo moradores do entorno e pessoas que circulam pelo local, é comum não só ali, como na outra praça e passarela a frente, ver jovens usando narguilé e drogras também, as vezes passamos com nossos filhos tanto pela praça, como na passarela, e temos que ver e sentir o cheiro de maconha, mas temos que abaixar a cabeça e nem olhar, declarou outra moradora que não quis também se identificar.

Alguns moradores do bairro já fotografaram a praça e passarela, onde segundo ele, os vereadores fizeram papel e mandaram para a prefeitura e CPTM, disseram que seria feito o pedido de melhora, mas até agora nada foi feito segundo uma outra moradora declarou.
Veja o estado em que os vânadalos deixou
 o centro do munumento

Para a poaense Ilce Vardete Fernandes Costa, quando viu as fotos do local, declarou? Diante da imagem desgastada do nosso Brasil, e do desrespeito com o nosso povo, uma coisa que causa mais indiganção, é o estado de abandono que se encontra a praça. Parece que o Poder Público, e a Secretaria da Cultura de Poá, esqueçeu que a cidade nossa, com um grande população de Afrodescentes, estamos vendo o descaso e desrespeito com o nosso povo quando passamos pelo local. Gasta muito em obras obsoletas, e não conserva a memória dos bravos construtores da história do nosso pais.

Que Poá é uma cidade de baixa acessibilidade, Adilson Santos já mostrou em seu blog, acontece que o descaso do Poder Público é também, o qual não faz nada para que melhorar, ao contrário, contribui, para que este público, não tenha direito de andar nas calçadas, em péssimo estado de conservação, como mostra as fotos.

Vamos ver quando os membros do Conselho da Comunidade Negra de Poá tomar ciência, o que tem para declarar, sobre o que esta havendo no local.

Vamos cobrar da Prefeitura de Poá informações e providências do local, como a preservação e segurança por parte da GCM, e também solicitar uma resposta da Polícia Militar. Já sobre o aspecto acessibilidade, vamos ver o que o presidente do Conselho de Mobilidade Urbana Alexandre Pereira de Paula, tem também a declara sobre o estado das calçadas na praça. Pois sobre a calçada, Adilson Santos ira encaminhar ao Ministério Público.

Veja outras fotos do descaso do local:
Olhando assim, a praça até parece estar em ordem

Mas só parece, mas veja o estado das calçadas,
obra começada e não terminada

A calçada não é propícia para pessoas de mobilidade reduzida

Veja o estado da lixeira, pelo visto, única no local

Esta é a Praça Zumbi dos Palmares em Poá





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e interação, o seu comentário será avaliado, para depois ser postado.

Continue postando os seus comentário.